terça-feira, 27 de abril de 2010

Relatório de uma patologia




Entrei no quarto de um edificio que me era familiar. Ela dormia.
Por entre postais e ramos de flores, pousei a carta - que lhe escrevi muito longe daquele lugar. No envelope, com letra séria, imprimi apenas:

“Relatório clínico da tua patologia”


Sintomatologia

Por muito que fujas, por muito que te escondas, por mais cosmética que uses nas palavras que expeles, por mais convicção ou autoridade com que fales aos outros de ti, por mais caro que tenha sido o espelho onde contemplas o teu ego, por mais conselhos que tenhas ouvido, por mais livros que tenhas lido e acrescenta o que quiseres a esta lista, jamais conseguirás fugir à tua natureza, nunca te esconderás das atrocidades de que és capaz, nunca conseguirás maquilhar as nódoas negras da tua consciência, nunca terás convicção nem autoridade para descobrir o que os outros realmente pensam de ti, nunca o espelho te dirá aquilo que esperas, nunca seguirás os melhores conselhos, nunca terás lido livros suficientes e acrescenta o que quiseres a esta lista.

Diagnóstico

Sofres de Vida – "uma doença sexualmente transmissível que mais tarde ou mais cedo se torna fatal". (Algo que alguém esclarecido sobre si, já  escreveu um dia).
 É incurável. Nos casos de maior sofrimento o indivíduo morre sentindo a  dor de nunca ter vivido.

Tratamento

Para evitar o sofrimento aceita aquilo que és. Escuta; mantêm-te no silêncio e na sombra o tempo que for preciso até ouvires o que pede a tua alma. Depois, parte todos os espelhos. Reduz os amigos para um número passível de ser contado com os dedos de uma só mão e inclui, logo à partida, os teus pais e o cão, se tiveres. Viaja, mas não fujas. Ri-te, mas sem escarnecer. Abdica da carreira promissora para a qual nunca
tiveste vocação. Sê cordial. Mantêm-te calmo, em todas as situações. Percorre muitos caminhos, mas contempla todas as paisagens. Escreve mentalmente o teu livro e deixa-te conquistar por cada personagem, cada romance, cada drama, cada fim, cada início...

...se no fim de tudo isto, estiveres sozinho, perdido numa praia deserta, quase sem dinheiro, as solas dos sapatos lisas, um enorme sorriso nos lábios e o Sol a pôr-se à tua frente, saberás que o tratamento está a resultar.


Numa manhã de primavera, ela tocou-me no ombro e sentou-se ao meu lado. Olhei para ela e sorri. Depois, enquanto olhávamos as nuvens, dei-lhe a mão e disse:

- Um dia, se quiseres, visitamos aqueles que lá ficaram, mesmo depois de tratados.


Filipe Lascasas







Moby - Everloving

4 comentários:

  1. É ridículo(!)
    Mas...
    ... Esta é a minha preferida.
    E é ridículo por isso mesmo... porque todas são "a minha preferida".
    Odeio-te Las...
    Assim é impossível!!!!!!!
    O que vão os outros pensar de mim??? Esta miúda não sabe o que quer!!!!

    Beijos, mil beijos, mil e um, dois, três, ..., beijos e obrigadas :)

    PS

    ResponderEliminar
  2. Como ouvi um dia alguém dizer...é tudo uma questão de expectativas! Mas eu ainda não estou curada...quero sempre ser mais! Boa metáfora!E parabéns aos que conseguirem:-)

    ResponderEliminar
  3. Oh meu amigo....estou muda....acho q não há quase texto nenhum teu q não me faça chorar,mas este...dps de tudo o q tenho passado ultimamente... aprendi tudo isto q escreves-te,lamentava tudo e de repente a doença física afectou-me gravemente,agora ainda em tratamento medico aprendi tb e mais importante o tratamento psicológico d saber viver e aproveitar tudo ao máx,as coisas mais peq tem agora mto valor....e podes crer q esse brinde é para mim pq eu fiquei mm dps d tratada e continuarei a persistir....
    Beijinhos amiguinho,nem sabes o qto é importante os teus textos!

    ResponderEliminar
  4. Quem escreve assim, tem a alma enorme e rica...rica de tal forma que consegue ir mais além do que as palavras que escreve!!!!


    Aprendeste a sair fora do quadrado!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar