segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Vida é Bela!




1- O meu trabalho não é interessante. A minha função é conservar um registo metereológico do tempo passado. Podia aspirar a ser um dos tipos que prevêm o tempo que vai fazer mas, na realidade, nem isso seria suficientemente interessante.
Vinha a pensar nisto quando calquei merda no passeio, a caminho de casa. Soube, nesse instante, que o resto do meu dia estava estragado. Um optimista passou por mim, riu-se e disse-me que aquilo era pronúncio de boa sorte. Apeteceu-me limpar o sapato nas calças dele (e partilhar a minha sorte) mas limitei-me a sorrir de volta.

2- É verdade que não sou um optimista, por isso podes optar por ignorar-me e passar já para o parágrafo nº3 da história. No entanto, se queres mesmo ouvir tudo, sabe que se realmente eu quisesse, podia ser um - gosto de rir, sou suficientemente sonhador, não me deixo abalar com futilidades, tenho criatividade para imaginar cenários alternativos à realidade...
Em vez disso, opto por não ser estúpido. Encaro a vida como ela é – uma merda. É o que ela é por defeito e saber viver não é mais do que a majestosa capacidade em evitar que a vida se apresente a ti na sua forma pura.
Ser optimista é calcar o dejecto de um cão e acreditar ou fazer acreditar (o que é pior, pois aí roças a desonestidade) que os passeios de lisboa estão plantados de flores.
Para onde quer que olhes e vejas vida (e será mais fácil focares-te em criaturas que consideras inferiores por seres optimista) verás que desde a criação ou do “caldo biológico”, nada mais aconteceu senão o puro acto de evitar a merda que nos pode acontecer. Tudo o que recebe “vida” passa o seu tempo de duração a tentar ultrapassar os dejectos nos passeios que é forçado a percorrer. 
Com o espírito sempre aberto a contra-argumentações, vi um filme intitulado: “A Vida é Bela”. Surpreendentemente (para um optimista) o filme acaba com o heroi a levar um balázio na cara e um filho sem pai, simplesmente feliz por andar numa máquina construída para matar outras criaturas. Também poderia falar-te de Romeu e Julieta... Mas é mesmo preciso?

3- Estava a tentar raspar o sapato no passeio quando a raiva, misturada com o resto, fez a sola do meu sapato partir-se em duas. Descalço de um pé e debaixo de um candeeiro - que se tivesse acendido, evitaria o meu azar -, sentei-me.
Para um optimista, esta é a parte da história em que ele proclamará “ficção”, mas a verdade é que mal me sentei, começou a chover torrencialmente. (Confirmar registo metereológico às dezassete horas do dia 9 de Fevereiro de 2010).
A chuva foi de repente interrompida por um guarda-chuva amarelo... Ela debruçou-se e disse:
- Já percebi que estás a ter um dia mau! Estava ali abrigada e assisti à tua “odisseia”...
Sentou-se ao meu lado e pôs o guarda-chuva entre nós...
- Confesso-te que o meu dia também não estava a ser famoso. No entanto, depois de te ver, fiquei contente por pelo menos me ter lembrado de trazer um guarda-chuva. Tive sorte... Raramente ouço as previsões do tempo mas como hoje estava atrasada, deixei o rádio ligado mais tempo.
Tirei a peúga ensopada do pé azarado e espremi-a...
- Estou num dilema... Não sei se deva manter pelo menos um pé calçado ou deixar os dois partilharem o mesmo infortúnio.
- Esquece o infortúnio, hoje é o teu dia de sorte! Comprei uns chinelos nos saldos... Vê se te servem!
- Isto é tão embaraçoso como assustador! A minha mãe aconselhou-me sempre a não aceitar chinelos de estranhas!
- Vês? Ficam-te bem! Mas não te habitues... São só emprestados! Estás pronto para o caminho?
- Até tenho medo de tentar... Se conseguires tirar-me daqui no meio desta escuridão, sem pisar novamente “uma flor”, pago-te o jantar.
- Temos negócio! Nasci com o dom de ser um GPS de cocó. Dá-me a tua mão e sobreviverás!
Eu sobrevivi. Jantámos no primeiro restaurante que me deixou entrar de chinelos e depois ela trouxe-me de volta a casa, são e salvo.
Andei toda a semana a desejar que chovesse e a desviar o olhar do chão. No fim de semana seguinte, ganhei coragem e fui a casa dela devolver-lhe os chinelos...

Temos andado de mãos dadas, a evitar merda, desde então.

4- Sei que posso parecer-te pessimista. Porém, se fosse o caso, não te aconselharia a desenvolver a magestosa capacidade de evitar os dejectos que a vida põe no teu  passeio. Não te  aconselharia a sorrir, quando sabes que podes (por exemplo) limpar o sapato no tapete que um optimista deixou à porta de sua casa.
Haverá alturas em não há tapetes, ou simplesmente puseste o teu a lavar porque outros se limparam nele. Haverá alturas em que os dejectos são atirados à tua cara, depois de percorreres de forma brilhante (e majestosa) o teu passeio habitual. Mas não sejas pessimista, a vida é mesmo assim, uma merda.
Limpa-te e continua a andar porque apesar de a vida não ser bela, isto de andar de mãos dadas a evitar merda nos passeios, tem o seu encanto. 

Filipe Lascasas

(Um agradecimento a RT pela inspiração e amizade)

15 comentários:

  1. Desta vez tinhas o fogão em lume forte :) gostei mais! ihihih

    Bjs
    Mi

    ResponderEliminar
  2. Começo a ficar sem adjectivos... sem palavras para descrever o que sinto quando "vivo" as tuas histórias.
    Não sei se será conformismo a palavra certa a reter desta história mas que se lixe... a vida é mesmo assim, às vezes, algumas vezes, muitas vezes, mais vale ser um viajante "deixava-se fascinar mais pelo percurso do que pelo destino."
    Seize the day!

    PS

    ResponderEliminar
  3. PS: obrigado! Arranja-me um fotógrafo que não sei se arranjo mais dinheiro para a SPA! ;)
    Como sempre, tu e os outros sabem a quem dedico as histórias...

    ResponderEliminar
  4. ... e não te preocupes, a história da Sereia já é tua! ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por estes belos minutos. Já agora não sei que de cor eram os teus sapatos, mas trazias aquele boné do costume,e aquele olhar penetrante de quem anda a vaguear nas ruas a tentar encontrar as respostas do Universo... e foi por isso que não viste...e calcaste..!

    ResponderEliminar
  6. :) Não é um boné, é uma boina. De resto uma boa explicação para ter calcado o que calquei... Obrigado eu!

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo. A vida é mesmo uma merda...logo não não somos pessimistas mas sim realistas.
    Adorei a tua realidade... Mts beijinhos com saudades.Sandra

    ResponderEliminar
  8. Sandrinha: fico contente por gostares, mas garante-me que és realista ao ponto de só conseguires sorrir quando vês a quantidade de pessoas à tua volta (incluindo eu) com quem andas de mãos dadas a evitar merda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Lascasas, gostei muito!

    Sou gajo para apostar contigo que se o releres muito devagar, vais encontrar uma palavra em falta (que), erros ortográficos e muito provavelmente vais ficar insatisfeito com algumas frases.

    Se não escrevesses tão bem não me daria ao trabalho de te fazer estes comentários...

    rui

    ResponderEliminar
  10. Não é à toa que pago uma fortuna para te manter como critíco / revisor :)
    Podes imprimir e levar isso no bolso sábado? -> Não tou a descobrir as gafes e como sabes, o cérebro "lê" sempre aquilo que queria dizer e não o que realmente escreveu!

    ResponderEliminar
  11. Amigo,

    É impressionante ver como consegues transformar um bocado de merda no chão e uma menina de chapéu de chuva amarelo (fds, amarelo?!?!?) numa coisa divertida... ou quase!... porque depois há o ridiculo de andar à chuva em LX, de chinelos, à espera que te deixem entrar num restaurante e jantar. Ah, granda moral..

    Por outro lado, sempre devias ter dado ouvidos ao outro que te avisou que pisar merda é um sinal de fortuna. Uma vez que não és particularmente atraente ;o) não imagino outra razão para que uma doce moça de chapéu amarelo (que cena, o amarelo!!!) estivesse não só disposta a ver-te pisar um presente da vida e partir a sola, como ainda te emprestar chinelos e passar a vergonha de ser vista em público ctg nessa figurinha.

    Bom, de qualquer forma, não fiques a pensar que a vida é uma merda, porque não é! A vida é, na realidade, coerente.
    Pensa comigo, amigo, o que esperavas que acontecesse a um gajo cujo auge do emprego é manter um registo metereológico que não interessa nem ao menino Jesus? E talvez tivesse sido o único com interesse pelo teu registo... senão imagina a façanha de andar sobre a água caso estivesse um tsunami do caraças, huh? Sem, o teu registo, aquele milagrezito não passou de pura sorte. "Podias ter-te dado muito mal, JC".

    Claro que se fosses um gajo com um emprego super interessante, tipo fazer bonecos em paint que interessam aos mesmos gajos que o anterior parágrafo, aí sim!!! talvez tivesses pisado uma nota de 500€ e encontrado uma igualmente doce moça, que te aparecesse com um Ferrari - vá, 'tá bem - em tons de amarelo...

    De qualquer forma deves afastar-te da "rapariguinha do chapéu". Nunca te esqueças:
    "A vida é bela, AMARELA, sabe a canela, e as MULHERES é que dão cabo dela!!" - imagina agora quando é a mulher que traz o amarelo para a tua vida... Foge, enquanto podes... ;o)

    Obrigado pela história,
    RT

    ResponderEliminar
  12. Já me espatifei a rir, como é usual nas tuas "intervenções". Algures no teu delicioso comentário, hesitei em acender uma velinha - não vá o JC ficar zangado contigo... Mas acredito que o JC é relativamente tolerante com os pobres, os oprimidos e os artistas pouco reconhecidos do paint. FL

    ResponderEliminar
  13. Bem, agora reconheço que escolher este texto para ler a seguir ao almoço não foi a escolha mais acertada.
    A propósito, o filme "A Vida é Bela" é o meu filme preferido.
    Só pisas merda nas ruas de Lisboa porque não cresceste aqui, lol. Quem cá mora já tem mestrado e tudo. Pelo menos eu dou por mim a fazer grandes malabarismos para não pisar nada que não queira mas até hoje tenho conseguido bons resultados resultados. Como é lógico estou a brincar!

    P.S. Andas a ver a série "How I meet your mother"? Nessa série é que apareceu a rapariga do chapéu amarelo, mas com outro ao lado, aquele que a levou a fugir do altar e a deixar-te a ti pendurado.

    ResponderEliminar
  14. Há muitos guarda-chuvas amarelos e muitos mais a levá-las para o altar. Mas gosto de acreditar que não fogem. Apenas ficam melhor preparadas... depois de mim. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por me fazeres rir tanto...esta sim é uma história mm á tua maneira e sem dúvida q estou do teu lado,a vida é mm uma merda,só temos q aprender a evitá-la calcar e tb optimismo não é cmg mas realismo ás vezes tb me falha....sou mais do tipo: pessimista sonhadora...

    ResponderEliminar