terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Amar não é a palavra certa?

“Amou alguma vez as mulheres? Amar não é a palavra certa, porque nela muito se contradiz a uma velocidade que impede o sentimento.”


Agustina Bessa-Luís

Errata:


Amar é a palavra certa, apenas quando dita e vivida com a maior velocidade possível.
O amor é uma borboleta. É a totalidade de raios de sol num dia de céu nublado, com as mesmas interrupções e a mesma escuridão. È uma garrafa cheia que parte, não um conta-gotas. É pura ressurreição seguida de morte súbita. Um fénix que não precisa de levantar voo para chegar ao sol. Um círculo que em cada início parece uma recta.
O amor dura o tempo exacto da contemplação de uma estrela cadente; é decadente.  
O amor intemporal existe: é aquele que foi interrompido precocemente por alguma razão. Romeu e Julieta amaram-se para sempre pois morreram novos, antes da menopausa, do comodismo, do desencanto, das discussões, do cansaço, do divórcio.
Amar tem tudo a haver com velocidade e intensidade. É directamente proporcional. Se quiseres amar alguém para sempre, despede-te após o primeiro encontro. Casa-te com a memória.

Filipe Lascasas


8 comentários:

  1. Isto é que é de Homem!
    Uma errata à Sra. D. Agustina Bessa-Luís e ainda por cima tão LINDA.
    Não sei(!), mas atrevo-me a "dizer" que esta é a forma mais bela, simples, irónica e verdadeira de descrever um sentimento tão intenso como é o Amor.

    PS

    ResponderEliminar
  2. Se o amor tao depressa, quer dizer que amamos o desconhecido ou aquilo que gostamos de acreditar conhecer, nao? Bonita reflexao a tua...

    ResponderEliminar
  3. Já perdi a conta às vezes que li esta errata. No entanto, o encanto da 1ª vez nunca se perde. É sem dúvida a minha preferida.
    Mesmo querendo acreditar que Amar não pode ser assim tão efémero...

    PS

    ResponderEliminar
  4. Tenho de te confessar que este teu texto me acompanhou durante muitos anos. Em muitos momentos da minha vida recordei o que tinhas escrito. Mas....e não leves a mal o que te vou dizer, a resposta que recebeste uma vez de um leitor superou sem dúvida o teu texto. Não por estar melhor ou pior escrito mas por me ter feito tantas vezes acreditar que, pelo menos para alguns o amor ainda é possível. Ainda te lembras dele? Ele descreveu a mulher deitada ao lado dele como "a coisa" mais preciosa que tinha e de tal forma que por tantas e tantas vezes invejei ser essa mulher.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me sim sra. Queres saber um segredo surpreendente sobre esse leitor?

    ResponderEliminar
  6. Lindo,lindo! Fiquei sem palavras...
    Adoro!

    ResponderEliminar
  7. Que giro, ainda te lembras! :) E claro que quero saber um segredo surpreendente, se ele for mesmo surpreendente.... Venha ele! ;)

    ResponderEliminar